William Petty:
Nascido em 1623 em família humilde de Hampshire, Inglaterra, William Petty sobreviveu à Guerra Civil Inglesa e subiu a altos cargos no governo da Commonwealth e na monarquia restaurada. Quando jovem, trabalhou para o economista político inglês Thomas Hobbes, na Holanda. Ao retornar à Inglaterra, lecionou anatomia na Universidade de Oxford. Grande partidário da nova ciência, achou as universidades desanimadoras e mudou para a Irlanda, onde fez um levantamento monumental de todo o país.
Nos anos 1660, ele voltou à Inglaterra e começou a trabalhar em economia, o que o tornou conhecido. No resto de sua vida, ele ficou entre Irlanda e a Inglaterra, tanto em pessoa quanto no enfoque de seu trabalho. Petty é tido como um dos primeiros dos grandes economistas políticos. Morreu em 1687, aos 64 anos.
Obra-chave: 1662 Tratado dos impostos e contribuições
François Quesnay:
Nascido perto de Paris, França, em 1694, François Quesnay era filho de lavrador e o oitavo de 13 irmãos. Aos 17 anos, iniciou o aprendizado de gravador, mas depois foi para a universidade, onde se formou na faculdade de cirurgiões em 1717.
Fez nome como cirurgião e se especializou no tratamento da nobreza. Em 1749, mudou-se para o palácio real de Versalhes, perto de Paris, como médico de madame de Pompadour. Em 1752, salvou o filho do rei de varíola e recebeu um título e dinheiro suficiente para comprar uma propriedade para o seu filho.
Seu interesse por economia começou no início dos anos 1750, e em 1757 ele conheceu o marquês de Mirabeau, com quem constituiu les economistes - os fisiocratas. Morreu em 1774.
Obra-chave: 1758 Quadro econômico
Home
Econloucos
Economistas
Economistas Loucos
Fraçois Quesnay
Mirabeau
Thomas Hobbes
William Petty
Economistas #3: William Petty & Fraçois Quesnay
- Comentários
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário