Econometria: Testando teorias econômicas

Nos anos 1930, o economista norueguês Ragnar Frisch elaborou uma nova disciplina chamada "econometria". Seu objeto era desenvolver métodos para explicar e prever os movimentos da economia. A econometria é a aplicação de métodos de prova matemática às teorias econômicas, dando uma base estatística para comprovar ou contestar uma teoria.
As crenças econômicas, como "melhor educação implica salário mais alto", podem estar corretas, mas só há como prová-las com uma equação que pegue dados do grau de aprendizagem e os compare com os níveis salariais. A econometria também permite analisar tendências passadas do mercado e prever o desempenho extraindo padrões de dados econômicos.
Embora a econometria seja um recurso de explicação empírica importante, há ciladas. Por exemplo, velhas tendências do mercado não garantem o desempenho futuro do mercado. Também é difícil levar em conta todas as variáveis. Na educação, por exemplo, a aprendizagem não é o único fator que afeta o salário - qualificações imensuráveis também podem atuar. Esses problemas talvez reduzam a validade dos resultados de modelos econômicos. Também vale notar que não se deve confundir importância estatística com importância econômica.
SHARE
    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário