Economistas #1 : Adam Smith

Fundador da economia moderna, Adam Smith nasceu em Kirkcaldy, Escócia, em 1723, seis meses após a morte de seu pai. Aluno distraído e recluso, ele entrou na Universidade de Oxford por seis anos, até retornar à Escócia para assumir a cadeira de lógica na Universidade de Glasgow.
Em 1750, conheceu e se tornou amigo do filósofo David Hume.
Em 1764, Smith demitiu-se em Glasgow para viajar à França como tutor do duque de Buccleuch, aristocrata escocês. Na França, ele conheceu o grupo fisiocrata de economistas e o filósofo Voltaire, e começou a escrever A riqueza das nações. Dedicou dez anos ao livro antes de aceitar o cargo de comissário da alfândega.
Morreu em 1790

Obra-chave: 1776 Investigações sobre a natureza e as causas da riqueza das nações

Frases:

  1.  A sociedade humana quando a contemplamos sob uma luz filosófica e abstrata, mostra-se como uma grande, uma imensa máquina.
  2. Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que devemos esperar nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelo seu próprio interesse.
  3. Não existe arte que um governo aprenda de outro com maior rapidez do que a de extrair dinheiro do bolso da população.
SHARE
    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário