David Ricardo:
Considerado um dos maiores teóricos da economia, David Ricardo nasceu em 1772. Seus pais mudaram-se da Holanda para a Inglaterra, e aos 14 anos Ricardo começou a trabalhar com o pai, corretor de ações. Aos 21, Ricardo fugiu com uma quacre, Priscilla Wilkinson. Diferenças religiosas entre as famílias fizeram-nas abandonar o casal, e Ricardo abriu uma firma de corretagem. Fez fortuna apostando na derrota francesa em Waterloo (1815) com a compra de títulos do governo inglês.
Ricardo juntou-se a economistas notáveis na época, como Thomas Malthus e John Stuart Mill. Deixou a bolsa de valores em 1819 e tornou-se membro do Parlamento britânico. Morreu de repente de infecção no ouvido em 1823, deixando um patrimônio de mais de $120 milhões em valores de hoje.
Obra-chave: 1817 Princípios da política econômica e da tributação
Thomas Malthus:
Thomas Robert Malthus nasceu em Surrey, Inglaterra, em 1766, e recebeu formação progressista de seu pai, um proprietário rural. Seus padrinhos foram os filósofos David Hume e Jean-Jacques Rousseau. Ele nasceu com lábio leporino e palato fendido, os quais lhe dificultavam a fala.
Na Universidade de Cambrifge, Malthus teve por tutor um dissidente religioso, William Frend, antes de se ordenar na Igreja Anglicana em 1788. Como seu mentor, ele nunca fugiu à polêmica. Em 1798, publicou Ensaio sobre o princípio da população, obra que lhe daria fama. Em 1805, a nova Faculdade das Índias Orientais nomeou-o professor de política econômica, tema inédito em universidades, o que faz dele talvez, o primeiro economista acadêmico.
Malthus morreu de doença cardíaca em 1834, aos 68 anos.
Obra-chave: 1820 Princípios de economia política
Home
David Ricardo
Econloucos
Economistas
Economistas Loucos
John Stuart Mill
Thomas Malthus
Economistas #2: David Ricardo & Thomas Malthus
- Comentários
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário