Quando uma carência é atendida, outra lhe toma o lugar. Contudo, existem apenas recursos limitados (terra, mão de obra, empreendedorismo e capital) para satisfazer esses desejos. Escassez significa que nem todos os desejos podem ser atendidos.
Necessidades Ilimitadas + Recursos Limitados = Escassez |
A tensão entre necessidades ilimitadas e recursos limitados é a base da economia. Todo recurso tem um uso alternativo - por exemplo, se um campo é usado como pasto, ele não pode dar uma safra ao mesmo tempo. Isso significa ter de decidir a melhor maneira de usar os recursos. Robbins acreditava que esse fosse o problema de qualquer sociedade - decidir quais e quantos bens produzir, a fim de satisfazer os consumidores. É a própria escassez de recursos que lhes dá o valor que têm.
Hoje a definição de Robbins é bastante aceita, mas há quem diga que a economia deve ser vista com mais amplitude - uma investigação de como as sociedades geram recursos ao longo do tempo.
Curiosidades:
- O economista americano Milton Friedman endossa a definição de Robbins, mas amplia os limites do que este definiu como economia.
- O economista americano Gary Becker definiu a economia, em Economic Theory, como "o estudo da distribuição de recursos escassos para satisfazer fins conflitantes".
0 comentários:
Postar um comentário